Entrevista com Daniel Viana - Klüber Lubrication

Atualizado: Jul 20



Entrevistamos Daniel Viana Gerente de Mercado Energia Eólica - Klüber Lubrication South América



1. Em se tratando de componentes eólicos, especificamente drivetrains, gearboxes e rolamentos, quais os benefícios e ganhos que lubrificantes de alto desempenho trazem à gestão de O&M?

Klüber Lubrication: O lubrificante tem o papel essencial em garantir o funcionamento confiável de cada elemento de máquina dentro de uma turbina eólica.

Os lubrificantes especiais e de alta performance são necessários para sobretudo oferecer um alto desempenho para a longa vida útil dos ativos eólicos, boa resistência de carga e boa estabilidade térmica.

Para os operadores, essas características significam longos intervalos de relubrificação, maior disponibilidade dos ativos eólicos e maior produtividade, redução do LCoE e sustentabilidade devido ao menor descarte.


2. Considerando a evolução dos aerogreadores que estão cada vez maiores e mais potentes (MW), como os lubrificantes e aditivos de alta performance estão acompanhando esta tendência?

Klüber Lubrication: Nas turbinas eólicas de hoje mais energia e gerada em espaços cada vez mais compactos, resultando inevitavelmente em maiores cargas e temperaturas mais elevadas. A experiência mostrou que os lubrificantes que muitas vezes são usados hoje nem sempre podem atender os requisitos em termos de proteção contra desgaste em rolamentos, resistência a microppiting ou formação de espuma ou de resíduos em caixas de engrenagem por exemplo.

Para superar as mais desafiadoras exigências, a Kluber Lubrication desenvolveu graxas e óleos de engrenagem especiais que podem suportar altas cargas através de aditivos especiais.

Comparado com os óleos padrões, esses produtos mostram melhor resistência ao envelhecimento e resistência a carga, além de menor atrito pela formação de um maior filme lubrificante. Isso permite o ativo trabalhar sobre temperaturas de operação menores e longos intervalos de troca de óleo e graxas, menos perda de energia e rendimento do parque eólico consideravelmente maior.



3. Que riscos podem ser mitigados por uma lubrificação adequada e quais vantagens estes trazem em termos de eficiência energética?

Klüber Lubrication: Tempo é dinheiro e pensando nisso a Klüber ajuda a poupar ambos possibilitando processos mais otimizados, redução dos tempos de manutenção e custos de reparo, conformidade com requisitos legais e padrões de qualidade.

Também pensando em produtos que com maior durabilidade que permitem e ajudam a economizar recursos e reduzir quantidades de descartes. Produtos que trazem segurança à operação, limpos e fáceis de manusear são critérios fundamentais usados pela Klüber para desenvolvimento dos lubrificantes.


4. Onde estão, hoje, os pontos de atenção aos quais as empresas mais “pecam” no que se refere à lubrificação e na gestão da vida útil dos componentes eólicos?

Klüber Lubrication: O alto número de lubrificantes implica altos custos de logística, armazenamento e descarte de lubrificantes, bem como um risco constante de escolher o lubrificante errado na hora da relubrificação. Como a maioria das turbinas é relubrificada manualmente, o pessoal de manutenção tem de transportar uma serie de diferentes lubrificantes para a torre.

A Kluber Lubrication pode atender diferentes requisitos de todos os rolamentos em uma turbina eólica com um único lubrificante que consiste de uma mistura de óleo de base especial e um pacote de aditivos selecionados.

42 visualizações0 comentário